O que é um plano de ação?
Atualmente, o plano de ação é uma ferramenta muito usada nas empresas, pois apresenta elevada eficiência e é simples de se elaborar. Ou seja, um plano de ação é um conjunto de ferramenta que traça uma metodologia para a conquista de objetivos. Para resumir, este planejamento ajuda a estabelecer ações para atingir objetivos, cronograma, prazos e responsáveis por atividades essenciais para a empresa.
Quais os objetivos?
Como falado antes, ele auxilia no processo de tomada de decisões de uma empresa ou até mesmo de um colaborador em relação a sua atribuição no trabalho. Portanto, para definir um bom plano de ação precisamos definir alguns objetivos, por exemplo:
- Definir e esclarecer objetivos de um projeto, serviço, ação ou solução de um problema;
- Identificar e designar atividades;
- Estimar recursos;
- Estabelecer prazos adequados para conclusão de cada atividade ou ação;
- Permitir controle sobre as atividades/ações.
Qual a importância para sua empresa?
O principal benefício do plano de ação é a sua eficácia para o alcance de objetivos da organização. Portanto, é o plano que permite estabelecer a estratégia, controlar as atividades, o dever de cada integrante da equipe e projetar os recursos necessários. Além disso, outro ponto de se fazer um plano de ação para a empresa é que ele serve para analisar as ações estratégias, as quais devem ser adotadas. Ainda mais, existe a possibilidade de incluir indicadores de desempenho (KPIs) no histórico.
Como fazer um plano de ação de sucesso!
Primordialmente, antes de iniciar a construção dos planos de ação, tenha claro em mente quais os objetivos do seu negócio e defina metas mensuráveis de como chegar até o seu alvo.
Então, o 5W2H é a metodologia mais indicada e tem o objetivo de promover o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto, ilustrando de maneira visual determinado plano de ação.
Após, definir as metas, deve aplicá-las a metodologia e então colocá-las em prática em sua empresa.
5W2h é a denominação para os seguintes itens:
- What: o que fazer
- Why: por que fazer
- Where: onde fazer
- When: quando fazer
- Who: por quem será feito
- How: como será feito
- How much: quanto vai custar.
Quer saber mais sobre gestão estratégica? Então leia nosso artigo sobre Estratégias de posicionamento de Mercado: Tudo o que você precisa saber