Estratégias de Posicionamento de Mercado: Tudo o que você precisa saber

Definição

Em resumo, as estratégias de posicionamento de mercado se refere à como uma marca é vista pelo consumidor. Pois de nada adianta afirmar que seu produto é o melhor do mercado, se seu cliente não considera seu trabalho relevante no seu nicho.

Por exemplo, uma agência de turismo deseja ter os pacotes de viagens mais baratos da região. Nesse sentido, irão criar estratégias de preços e divulgações para tentar impactar o seu público alvo.

Porém, será que é, de fato, o diferencial que o público valoriza nesse segmento? Ou seria um atendimento personalizado? Ou uma hospedagem no melhor hotel da região?

Dessa forma, se percebe que para entender melhor esses interesses é essencial a realização das estratégias de posicionamento de mercado.

Benefícios

1 . Melhor Alcance do Público Alvo

A princípio, vale destacar a importância da escolha assertiva dos meios de contato com o cliente. Para dessa forma conseguir um alcance relevante.

Logo, conhecer quais redes sociais, qual o horário e quais formatos de conteúdo são do interesse dos consumidores é um dos benefícios das estratégias de posicionamento de mercado. Sendo assim, permite um bom engajamento dos clientes durante o contato.

2 . Fidelização do cliente

Em síntese, um bom posicionamento, irá permitir que sua marca ocupe o primeiro lugar na mente do consumidor. Dessa forma, ele irá recorrer a sua empresa sempre que necessitar dos produtos do segmento em questão.

Portanto, ao se posicionar no mercado de forma efetiva, você conseguirá destaque com relação aos seus concorrentes. Dessa maneira, você estará mostrando a seus clientes que merece a preferência deles.

3 . Conexão com o público

Ao conhecer os sentimentos de seus clientes, não só as divulgações de sua marca mas também a forma de contato serão mais assertivas. Pois, muitas pessoas desenvolvem uma identificação e conexão emocional com a marca a partir de seus valores.

Dessa forma, percebemos a importância das estratégias de posicionamento na conexão com seu público.

4 . Melhor direcionamento nas estratégias

A princípio, vale destacar que ao conhecer a fundo e mapear os interesses de seu cliente, sua empresa passa a ter um rumo específico e estratégico. Sendo assim, conseguirá melhores resultados com o mínimo de recursos possível.

5 . Agregar valor à marca

Com a realização das estratégias de posicionamento de mercado, sua empresa não só irá vender os produtos, mas também oferecer os valores e inovação de sua marca. Dessa forma, proporcionar ao cliente uma experiência positiva, irá fazer com que ele se torne fã de sua marca.

Como criar as estratégias de posicionamento de mercado

A princípio, vale destacar que para criar estratégias de posicionamento de mercado assertivas. Sua empresa terá que conhecer bem o seu público e os seus concorrentes, além disso, se autoconhecer.

1 . Conhecer o público

Conhecer seu cliente ideal é de grande importância não só para fidelização, mas também para expansão de seu público alvo.

Em síntese a criação de uma persona é essencial para esse conhecimento.

Em síntese, a persona se trata de um personagem fictício que representa o cliente ideal para sua empresa. Sendo assim, para criação de uma persona é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seu consumidor. Essas perguntas levam em considerações não só características gerais, mas também sentimentos e objetivos de vida desse cliente.

Dessa forma, se percebe que a persona é essencial para um bom direcionamento nas estratégias de marketing.

2 . Conhecer seus concorrentes

A princípio vale destacar que não é importante conhecer apenas seu público, mas também as estratégias que seus concorrentes estão realizando para se diferenciar no mercado. Dessa forma, suas estratégias serão mais assertivas e sua empresa conseguirá um destaque maior no mercado.

Contudo, uma das ferramentas que auxilia o conhecimento dos concorrentes é o mapa de posicionamento. Logo depois, de definir os diferenciais mais valorizados dentro de seu segmento, você irá posicionar sua empresa com relação a concorrência.

3 . Autoconhecimento

Logo depois dessas ações, é importante um estudo de autoconhecimento.

A análise SWOT é uma estratégia que permite a solução desse problema. Essa ferramenta lista os pontos fracos e fortes da empresa, além disso, as ameaças e as oportunidades no mercado.

Dessa forma, sua empresa terá condições de utilizar seus pontos positivos para sanar os pontos a serem melhorados.

5 . Plano de ação

Enfim, após a realização de todas as etapas a empresa será capaz de realizar planos de ações assertivos. Para criação do plano de ação algumas metodologias podem ser utilizadas como por exemplo: 5W2H, Matriz GUT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *