Modelo de negócios - Otimize Consultoria Jr.

Inovando em seu modelo de negócios

Nunca antes na história da terra ouve tantas empresas tanto quanto existem hoje. No Brasil, já são mais de 19 milhões de empreendimentos só que isso gera um questionamento… Como essas empresas inovam em seu dia a dia? Como inovam em seu modelo de negócios a fim de se manterem competitivas no mercado?

O que é modelo de negócios?

Primeiramente, precisamos entender o que é o modelo de negócios de uma empresa, ele busca descrever a forma de entrega de valor de uma empresa, determinando o produto ou serviço, que uma empresa produz ou revende.

E como inovamos?

A princípio é necessário definir aonde haverá a inovação em seu modelo de negócios, será em sua oferta? No seu público alvo? Assim que definido isso, podemos colocar a inovação em prática, vamos ver ponto a ponto os setores que podem ser inovados.

Oferta de valor

Aqui a análise está sobre o seu produto ou serviço com o intuito de ofertar valor para o seu público alvo, isso pode ser feito de várias maneiras, seja na experiência no consumo do seu serviço ou produto, ou no produto em si. Uma inovação que podemos citar é o iPhone, que hoje optou por inovar na forma que fornece valor aos seus usuários, também é necessário prudência ao inovar nesse ponto é necessário testar e prototipar constantemente, pois inovar não é sinônimo de satisfação.

Público alvo

Nesse ponto é necessário entender se sua proposta de valor se comunica com o novo público alvo que você deseja atingir, ou entender se é necessário inovar em seu produto ou serviço para atingir a necessidade do público alvo que você deseja atingir.

Experiência

Uma das maiores fontes de inovações hoje estão ligadas a experiência, só para ilustrar uma grande referência nesse ponto é o NuBank, o famoso roxinho. Inovando no atendimento dos seus usuários com o propósito de se comunicar com uma fatia da população que não estava mais atraída com os serviços financeiros como estão hoje em dia. Da mesma forma é necessário que você faça essa análise, entenda como sua proposta de valor se relaciona com seu público e assim, entender o que eles esperam dessa experiência. Uma boa forma de fazer isso é mapeando a jornada do cliente visto que ela entende os índices de satisfação do cliente.

Processos

É provável que na sua empresa já existam processos, estejam eles mapeados ou não. Dessa forma, ao analisar criticamente seu processo, suas interações, suas entradas e saídas você sabe aonde inovar. Em seguida, defina o objetivo da inovação, aqui vai uma lista:

1. Aumento da qualidade do meu produto/serviço;
2. Redução de custos;
3. Redução de desperdícios;
4. Aumento de produtividade

Conclusão

Em conclusão, inovar é essencial hoje em dia. Em contrapartida é necessário saber o por quê inovar, e pra quem você está inovando. É uma inovação interna? É com foco externo? Entenda e mapeie e assim você poderá se diferenciar ao mercado em que você está inserido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *