Gestão Financeira: Como essa ferramenta pode salvar sua empresa?

  • por
Gestão Financeira
Gestão Financeira

O que é a Gestão Financeira?

 Antes de mais nada, a gestão financeira é o conjunto de diversas ações visando o bem estar financeiro da empresa. Mas, para isso é necessário uma analise dos dados do cenário atual do mercado.  No qual a empresa está inserida e como ela está gerenciando seus ativos internamente para alcançar os seus objetivos.

Porém, quais são os objetivos da Gestão Financeira?

Sem dúvida, os principais são: uma base de dados para tomadas de decisões mais assertivas e manter o caixa no verde. Surpreendentemente, pode parecer simples para muitos, mas a falta desse controle é o responsável pelo alto índice de falência de empresas todos os anos.

Ainda mais, que com toda a verificação dos dados é possível a identificação de indicadores.  Que fornecem uma direção a se seguir. Como exemplo, é possível prever escassez ou ganhos elevados sazonais e iniciar um plano para que o negócio passe por essas ondas da melhor forma possível.

Qual a importância da Gestão Financeira?

Inegavelmente, a gestão financeira tem função vital para as empresas. Sabendo disso, podemos fazer um comparativo dela com algo que nos guie em nosso dia a dia. Por exemplo, o GPS, pois com um bom controle financeiro a empresa desenvolve maturidade suficiente para ter inteligência estratégica, que portanto a guiara. 

Com isso, partindo da analise dos dados internos e os do mercado o qual a empresa está inserido, é identificado se a empresa está em um momento para implementar inovações, realizar cortes ou até mesmo se está correndo risco de falência.

Com isso, é possível manter a empresa em uma faixa de segurança estável. Portanto, sempre tomando decisões a partir de dados. Dessa forma, garantindo sua continuidade e poder competitivo.

Está procurando por mais informações sobre contabilidade empresarial? Então leia nosso artigo sobre Gestão do Fluxo de Caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *