Era digital e produtividade

Como a era digital pode aumentar a produtividade da sua empresa?

Por muito tempo as pessoas vem falando de uma possível era digital. Contudo essa nova era já é realidade. Logo depois da chegada da pandemia do Covid-19 no ano de 2020 fez com que o mundo precisasse se adaptar a nova realidade.

Muitas empresas passaram a adotar o home office e estratégias para evitar o contagio do vírus entre seus funcionários. Se adaptar a novas tecnologias assim tão rápido não é uma tarefa fácil. Todavia, as empresas que conseguiram fazer essa integração tiveram um crescimento em sua produtividade como consequência.

Mas como exatamente isso pode ajudar a sua empresa?

Gestão do conhecimento

A princípio a gestão do conhecimento ajuda principalmente a melhorar o ambiente da empresa, já que ele é um processo que visa criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização.

Nesse sentido existem algumas ferramentas que podem ajudar. Por exemplo o google drive, que permite que todos da empresa tenham acesso a informações de diversas áreas. Além disso, a transparência da empresa também deixa os funcionários mais confiantes para realizar seus trabalhos.

Assim como também ajuda a diminuir a burocracia interna, já que diminui o tempo gasto para procurar documentos, logo, os funcionários passam mais tempo produzindo.

Dessa forma, é preciso lembrar da importância de ter todos os processos digitalizados dentro da empresa.

Gerenciamento de time

Também existem programas que tem o foco em administrar e gerenciar a sua equipe. Dessa forma você consegue dividir as atividades de forma mais assertiva e ter o controle de cada membro.

Um exemplo de programa é o pipefy, no qual você pode criar cartões de atividade para cada membro e definir datas limites para cada atividade, enquanto isso, o membro deve passar o cartão em diante para cada atividade que ele for fazendo. Dessa forma você tem um controle do que cada pessoa está realizando, com isso também é possível criar um método de reconhecimento, o que também ajuda a melhorar a produtividade do time.

E-commerce

Logo depois da chegada da pandemia, nós vimos muitas lojas tendo que fechar, com isso, as vendas digitais se tornaram ainda mais populares. Atualmente, a cada dia que se passa as pessoas estão desistindo de sair de casa para comprar um produto, quando podem apenas pedir que entreguem em sua casa.

Logo, é preciso trazer essa inovação para a sua empresa. Em síntese, uma boa estratégia de marketing e um posicionamento eficaz da sua marca, aliado a um delivery diferenciado, que atenda as necessidades do seu consumidor, vai definitivamente levar a sua empresa ao sucesso na era digital.

Comunicação com público alvo

“Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado nos clientes, poderá ser pioneiro”. Como resultado desse pensamento Jeff Bezos transformou a Amazon na gigante do e-commerce mundial.

Através de ferramentas digitais você consegue fornecer uma melhor experiência para o seu cliente. Como por exemplo o whatsapp business, que proporciona um atendimento personalizado e acima de tudo estreita o seu relacionamento com com o cliente.

Como fazer minha equipe se adaptar as ferramentas digitais?

Primeiramente você deve começar introduzindo a tecnologia de pouco a pouco no ambiente de trabalho, pois muitas vezes os trabalhadores se sentem desconfortáveis em ter que apreender a lidar com novidades. Dessa forma eles vão se adaptando aos poucos e com isso. E acima de tudo cria um ambiente de trabalho mais saudável.

Ainda assim, é necessário também, promover treinamento para a sua equipe. Bem como, ter alguém para auxilia-los sempre que possível, e sempre que eles tiverem duvida. Assim, eles se mantem engajados com as novidades, e não ficam com o sentimento de que não sabem como fazer.

Invista na cultura

Antes de tudo, a empresa precisa ter uma cultura organizacional estruturada, e os seus colaboradores precisam estar alinhados a essa cultura. Dessa forma, para manter o engajamento com as novidades e aumentar a produtividade, é importante que a empresa adote uma cultura de inovação.

Uma boa gestão estratégica é essencial para criar uma cultura sólida na empresa. Assim como, boas praticas de reconhecimento e engajamento do time.

Por fim, invista nas ideias. Seus trabalhadores que estão lá todos os dias e sabem o que precisam para aumentar a produtividade no trabalho. Portanto, de ouvidos a eles, e esteja sempre disposto a auxilia-los, pois a era digital já é realidade.

A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *