Ciclo de vida do produto otimize

Ciclo de vida do produto

O ciclo de vida do produto é o período em que seu produto passa desde o lançamento até o seu fim. O ciclo de vida do produto ou “CVP” é dividido em 5 fases

1. Desenvolvimento
2. Introdução
3. Crescimento
4. Maturidade
5. Declínio

Desenvolvimento

Um produto ou marca de uma empresa sempre começa a partindo de uma ideia, e para essa ideia ser colocada em prática é necessário passar por um processo de desenvolvimento, dessa forma, faz sentido iniciar por aqui.

O desenvolvimento é a etapa inicial do projeto, onde se estuda a viabilidade de implantação e como ele deve se posicionar no mercado, as ações de marketing nesse momento são projeções com a finalidade de desenvolver ações futuras.

Essa é uma fase muito comum ao modelo de negócios de Startups, pois aqui muitas vezes se desenvolve um “MVP” ou Mínimo produto viável, que é a forma funcional mais simples do que será desenvolvido.

Introdução

Esse é o primeiro contato do que você desenvolveu na etapa anterior com os seus clientes, é a etapa de validação do MVP projetado. Todavia muitas empresas acabam interpretando que o faturamento baixo relacionado a essa etapa invalida o que foi desenvolvido.

Porém precisamos analisar que essa é a etapa do ciclo em que há o maior número de investimentos, como ações de marketing, por exemplo. Pois você precisa que seu público conheça o seu produto. Analogamente é aqui que se nota as primeiras vendas e é importante analisar o mercado para entender como está o padrão de consumo.

Crescimento

Nessa etapa você começa a coletar as principais respostas do mercado referente ao que foi desenvolvido. Como resultado o traço mais comum desse estágio é o Volume de compras. Portanto se você notar uma aceleração nas vendas do seu produto isso é um ótimo indicador de que ele se encontra na fase de crescimento.

Entretanto é necessário ressaltar que nesse momento o produto ainda necessita de muito investimento em marketing e publicidade, pois só assim ele atingirá a “fatia” esperada do mercado e passará para o estágio de maturidade.

O produto desenvolvido, nesse momento, é o carro chefe de empresa, assim como se torna a cara de empresa. Assim sendo é muito comum notar o faturamento superar e cobrir as despesas criadas nas etapas anteriores.

Maturidade

Nessa etapa você já atingiu o status previsto, quando você analisou o mercado, é interessante notar que nesse momento o produto possui uma alta participação no mercado, ao passo que gera altos lucros para a empresa.

Aqui, como seu produto já atingiu o patamar desejado em sua projeção as ações de marketing, tem um decrescimento de investimento, aumentando assim o faturamento gerado.

Declínio

Primeiramente é necessário salientar que todo produto chega ao fim, e isso pode acontecer por inúmeros fatores. Nesse estágio é provável que você note uma mudança no comportamento do consumo ou novos produtos entrando no mercado.

É interessante ressaltar que nesse momento não é rentável investir em ações de marketing, pois dificilmente o produto irá tomar novamente o status que tinha previamente, portanto a saída mais sustentável é pivotar. Todavia é necessário ter calma, pois não quer dizer que tudo está perdido, pois o ciclo reinicia, então aqui entramos na etapa de desenvolvimento mais uma vez.

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